Projetos Desenvolvidos por Estudantes Bolsistas e Docentes Parceiros

Circulando Livros e Saberes

O projeto visa incentivar ações de engajamento à leitura, promovendo ações de doação, troca e circulação de livros, criando espaços de leitura, encontros literários e saraus. A leitura é um instrumento vivo no processo de educação, criação e construção do ser humano, ler é uma das ações mais emancipadoras que existem. Os livros recebidos são triados e distribuídos em espaços de leitura dentro do campus e em bibliotecas públicas e comunitárias de bairros da cidade. Dentre o público atingido estão os alunos, docentes e funcionários, assim como indivíduos da comunidade de Piracicaba.

Docente coordenador: Prof. Jaime Bertoluci/LCB

Projeto Circulando
Foto 9 – Projeto Circulando

Projeto “Compostando na Creche, uma experiência para toda a família”

O Projeto “Compostando na Creche” atua na área de educação ambiental com foco na prática da compostagem junto com o incentivo da redução, reciclagem e reutilização de resíduos. O trabalho é desenvolvido desde 2003 com crianças de 3 a 4 anos de idade no Centro de Convivência Infantil “Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz” (CCIn) e tem como público alvo as crianças, pais e responsáveis e funcionários da creche, bem como o público externo à Universidade.

Docente coordenador: Prof. Fernando Mendonça/LEB

Compostagem na Creche
Compostagem na Creche

“Incentivo a Moradias Sustentáveis”

O Projeto Moradias Sustentáveis integra o Programa USP Recicla, do campus USP “Luiz de Queiroz”, de Piracicaba. Tem como objetivo divulgar e orientar sobre práticas sustentáveis com baixo custo de investimento, isto é, que podem ser adotadas no ambiente residencial, atendendo às demandas socioambientais dos membros da comunidade do campus e do município. O projeto fomenta a reflexão sobre consumo consciente, redução do consumo de água e energia elétrica e destinação e gerenciamento dos resíduos residenciais gerados, conectando os conhecimentos técnico-científicos com os agentes interessados nestas práticas, garantindo a inclusão social, contribuindo com melhoria da qualidade de vida e diminuindo os impactos ambientais.

Docente coordenador: Prof. Evaristo Marzabal Neves/LES

Moradias Sustentáveis
Moradias Sustentáveis

Rotinas de diagnósticos e monitoramento de resíduos do campus

É responsável pela gestão de resíduos do Campus “Luiz de Queiroz” em sua totalidade, abarcando a estrutura e a ação educativa da sua comunidade. O projeto trabalha no diagnóstico e monitoramento dos departamentos e setores, verificando a conformidade na separação e no descarte ambientalmente adequado dos resíduos, gerando dados, intervenção educativas e auxiliando nas estruturas de resultado num ciclo educativo disso vem o nome “Rotinas”. O projeto realiza ações desde 1994 e vem contribuindo para a internalização de práticas voltadas ao gerenciamento de resíduos e educação ambiental no campus, diagnosticando, monitorando e fazendo intervenções educativas no campus e junto à comunidade.

Docentes coordenadores: Prof. Miguel Cooper e Prof. Carlos Eduardo Cerri/LSO

Projeto Rotinas
Projeto Rotinas

Projeto “Vivências em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos”
Tem o propósito de realizar ações de educação ambiental com o público externo à Universidade, agindo assim como projeto de extensão universitária. Isso inclui atividades formativas para professores, estudantes e demais instituições de ensino, ministra cursos, entre outros, auxiliando na formação de atores conscientes e multiplicadores de boas práticas ambientais.
Docentes coordenadores: Prof. Taitiâny K. Bonzanini e prof. Evaristo Marzabal Neves/LES

 Projeto Vivencias em Educação Ambiental
Projeto Vivencias em Educação Ambiental

Projeto Ybirá – valorização de resíduos de poda e remoção autorizada de árvores

O projeto busca o aproveitamento dos resíduos da arborização do campus, valorizando espaços verdes utilizando os resíduos madeireiros das podas, que seriam descartados, convertidos em bancos, mesas, cadeiras entre outros equipamentos feitos pelos próprios estudantes e funcionários da USP. O público alvo do projeto são todos os que frequentam o campus.

Docente coordenador: Prof. Adriana Maria Nolasco/LCF
Projeto Ybirá

Projeto Ybirá
Projeto Ybirá
Minimização de Resíduos do Restaurante Universitário

Este projeto, iniciou-se em 2001 numa ação conjunta da Administração do Restaurante Universitário do Campus “Luiz de Queiroz”, Prefeitura do Campus e Programa USP Recicla visando a implementação do Programa de Minimização de Resíduos do Restaurante, através da elaboração de material informativo sobre consumo sustentável, redução de recursos e aproveitamento integral dos alimentos; estímulo ao uso de canecas duráveis a comunidade universitária, pesagens de restos de alimentos tanto para tabulação de dados (pesagem interna), como para uma ação informativa e educativa com usuários do restaurante universitário (pesagem externa); apoio na formação dos funcionários do restaurante, através de palestras, entre outros.

Docente coordenador: Prof. Carlos Eduardo Vian/LES

Projeto RUCAS

Projeto RUCAS
Projeto RUCAS

Água

O GT Água tem como objetivo a realização do monitoramento dos recursos hídricos do campus, para isso são feitos acompanhamentos das nascentes, coleta e análise da água, a fim de fornecer informações de maneira adequada para a comunidade acadêmica, além disso, também se objetiva conscientizar a sociedade sobre a conservação dos recursos hídricos.


Docente coordenador:
Prof. Plínio Camargo/CENA

Água

Água
Água


Mobilidade

Atua no campus “Luiz de Queiroz” e na região Metropolitana de Piracicaba, busca estimular o respeito no trânsito, incentivar o bem-estar nos trajetos, assim como formas mais sustentáveis de locomoção, desenvolve ainda campanhas educativas sobre mobilidade sustentável. O projeto busca desencorajar o uso de veículos motorizados e estimular a mobilidade ativa e o encontro entre as pessoas e o ambiente.
Docente coordenador: Prof. Ciro Abud Righi/LCF

Mobilidade
Mobilidade

Percepção e Educação Ambiental:

O grupo de trabalho (GT) Percepção e Educação faz parte do Plano Diretor Socioambiental Participativo do campus e tem por objetivo inserir a educação ambiental dentro da instituição de maneira intrínseca e transversal dentro do ensino, pesquisa, extensão e gestão. Através da formação de professores, alunos, funcionários e da comunidade externa que frequenta o campus, tal ação tem sido trabalhada naqueles que atuarão na transição para uma universidade e uma sociedade mais sustentáveis. Para saber mais acesse: Programa Universitário de Educação Ambiental do campus “Luiz de Queiroz” (http://www.esalq.usp.br/gestao-socioambiental/sites/default/files/PUEA-2013.pdf)

Docente coordenador: Prof. Taciana Vilella Savian/LCE e prof. Marcos Sorrentino/LCF, Profa. Thais Vieira/LAN

Educação Ambiental
Educação Ambiental

Secretaria Executiva: A Secretaria Executiva é um grupo de trabalho (GT) que faz parte do Plano Diretor. Sua função é coordenar e auxiliar os demais GTs com suas respectivas atividades, além de promover os eventos socioambientais no Campus “Luiz de Queiroz” e administrar as redes sociais relacionadas.

Docente coordenador: Thiago Romanelli/LEB

Secretaria Executiva
Secretaria Executiva

Sustentabilidade na Administração:

O GT sustentabilidade na ADM é responsável por incorporar a dimensão socioambiental nos contratos de prestação de serviços realizados no campus, Formação e capacitação para os servidores administrativos do campus; bem como contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade USP e da sociedade com qual se relaciona.

Docentes coordenadores: Profa. Eliana Terci/LES e Roberta Bacha/PUSP-LQ

Sustentabilidade na Administração
Sustentabilidade na Administração

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do campus

O GT Emissões coleta dados anuais das emissões de CO2 em todo o Campus LQ para atualizar o banco de dados e produzir um relatório que aborda um panorama geral das emissões geradas pelo Campus, analisando as diferenças quantitativas das emissões e suas possíveis causas e efeitos ao longo dos anos. São considerados nos estudos os setores da Pecuária, Transportes, Resíduos, Energia e Insumos Agrícolas.

Prof. Carlos Eduardo Cerri/LSO

Emissões de Gases
Emissões de Gases

GT Energia: Aumento da eficiência energética no campus e sensibilização da comunidade sobre as fontes de energia

O GT Energia faz parte do Plano Diretor de Sustentabilidade do campus “Luiz de Queiroz”. Sua atuação está direcionada a atualização e diagnóstico quantitativo sobre o consumo de energia elétrica nos edifícios do campus “Luiz de Queiroz”. Além de, auxiliar no desenvolvimento de ações educativas, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final adequada dos equipamentos utilizadores de energia organização de eventos para discutir a promoção da educação ambiental nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, para a comunidade da USP.


Docente coordenador: Thiago Romanelli/LEB

Energia
Energia


Os comentários estão encerrados.