Serviço de Gestão Ambiental do Campus


SGA Normas TDS USP Recicla

 



Sobre o Serviço

O Serviço de Gestão Ambiental do campus “Luiz de Queiroz” foi criado em fevereiro de 2022 e é composto pela Seção Técnica de Áreas Verdes e Meio Ambiente, Seção de Parques e Jardins, pelos Programas e Projetos Ambientais ligados a Prefeitura do campus.

O Serviço de Gestão Ambiental está ligado ao Gabinete da Prefeitura do campus “Luiz de Queiroz” e tem como objetivo realizar o planejamento, a implementação e monitoramento das ações previstas no Plano Diretor Socioambiental Participativo do campus, bem como todas as ações de manejo ambiental do campus.

Equipe Gestão Ambiental
Sede e equipe de funcionários do Serviço de Gestão Ambiental

A Prefeitura do campus busca, por meio do Serviço de Gestão Ambiental, implementar ações ambientais e contribuir para a qualidade de vida da comunidade USP, visitantes e conservação da biodiversidade local.

O Serviço de Gestão Ambiental conta com o apoio de comissões, docentes e servidores especialistas nos diversos temas ambientais que atuam no campus.

As ações realizadas buscam implementar a Política ambiental da USP e atua consonância com as Diretrizes da Superintendência de Gestão Ambiental da USP (https://sga.usp.br/), órgão da Universidade responsável pelo ordenamento ambiental em todos os campi da USP.

O Serviço visa ainda contribuir para a formação socioambiental da comunidade do campus e atua, diretamente com funcionários, docentes e dezenas de estudantes bolsistas, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Gerenciamento de Resíduos Domésticos do campus

O Serviço auxilia no gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos do campus, organizando as ações educativas, a coleta, o armazenamento e o encaminhamento dos resíduos gerados no campus.

Galpão do USP Recicla
Galpão do USP Recicla

Para saber mais sobre os procedimentos para resíduos acesse aqui

Compostagem: manejo dos resíduos orgânicos do campus

A Prefeitura do campus implementou com apoio da SGA um pátio de cerca de 400m2 para realizar a compostagem dos resíduos vegetais e animais gerados no campus (podas trituradas, folhas, restos de alimentos, estercos etc). Em breve todos os resíduos orgânicos gerados poderão retornar ao ambiente na forma de composto orgânico para ser utilizado no próprio campus e ainda com a finalidade educativa para toda a comunidade.

Central de compostagem
Central de compostagem

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 07:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:30 (exceto feriados e recesso.)

Chefe Técnica de Serviço
Ana Maria Meira de Lello

Equipe

Alexandre Alves Mendonça
Maria das Graças Cavalcante Abreu
Kelly Maria Schmidt
Wilson Vanderlei Jacintho


Os comentários estão encerrados.